ORAÇÕES
PAI-NOSSO DA UMBANDA
Pai-nosso que estais no Céu, nos mares, nas matas e em todos os mundos habitados; santificado seja o TEU nome, pelos TEUS filhos, pela Natureza, pelas Águas, pela Luz e pelo Ar que respiramos.
Que o teu reino do Bem do Amor e da Fraternidade, nos una a todos e a tudo que Criastes, em torno da Sagrada Cruz, aos pés do Divino Salvador e Redentor. Que a TUA vontade nos conduza sempre para o culto do AMOR e da CARIDADE. Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual.
Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dês o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam. Não nos deixeis sucumbir ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.
Enviai Pai, um raio da TUA Divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos, pecadores que aqui labutam pelo Bem da Humanidade nossa irmã.
ASSIM SEJA
LOUVOR A MÃE JUREMA
Mãe Jurema, Mãe da Natureza, rainha das matas virgens, trazei-nos das Matas de Oxóssi os fluídos curadores, e as essências fluídicas da imensa flora astral e espargi sobre nossos corpos e espíritos e curai-nos das nossas enfermidades corporais e espirituais.
Aqui, nos achamos em vossa presença. Oh! Mãe Jurema, implorando-vos, amparai-nos com vossa força, iluminai-nos com vossa luz, esclarecei-nos com vosso saber, afastai de todos nós os maus sentimentos, ódio, inveja, ciúmes e as maledicências.
Fazei brotar em nossos corações, o conhecimento da verdadeira lei do Pai Supremo, a mansuetude, o amor, a verdade, a justiça e a fraternidade.
Dai-nos a força para amparar nossos irmãos sofredores, guia-nos sempre ao encontro dos enfermos, dos desesperados e dos descrentes, para que possamos levar a saúde aos enfermos, esperança aos desesperados, luz e fé aos descrentes.
ASSIM SEJA
PRECE DE ABERTURA
Na terra, mundo da expiação, há necessidade do mal para sentir-se o bem, da treva para admirar-se da luz, da enfermidade para apreciar-se a saúde, da dor para gozar-se o prazer.
Nos mundos regeneradores, o homem ainda vive sujeito às leis que regem a matéria, porém em sua alma não mais se aninham as desordenadas paixões que nos conflagram o íntimo: o rugido do orgulho, a gargalhada do ódio, a palidez da inveja, o vermelho rubro de ciúmes, não mais se enroscam nos seios das almas que vivem unidas pelas leis da fraternidade recíproca, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Nos mundos felizes os contrastes não são mais necessários, a eterna luz, a eterna beleza, a eterna placidez da alma, produzem a eterna alegria que não é mais perturbada pelo tormento da vida material, nem pelo contato dos maus que a ele não tem acesso.
ASSIM SEJA
PRECE A JESUS
Meigo e divino Jesus, estendei vosso divino manto sobre o mundo inteiro.
Enviai vossos mensageiros por toda a parte da terra e por todos os mundos habitados, para que protejam as criaturas encarnadas e desencarnadas.
Jesus, Divino Mestre, nas horas de apreensão e tristeza, inspirai amor e compreensão entre todas as criaturas, e vossos ensinamentos, vossos exemplos de humildade, amor, caridade e perdão, influam principalmente sobre os governantes do mundo, para que governem com sabedoria e justiça.
Que estes vossos exemplos de amor, justiça e fraternidade sejam estendidas aos governantes do nosso querido Brasil.
ASSIM SEJA
PRECE DE CÁRITAS
Deus, nosso Pai, que sois Poder e Bondade, dai força aquele que passa pela provação, dai a luz aquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
DEUS! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores, derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh! Poder oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subir até Vós.
Dai-nos a caridade pura, Dai-nos a fé e a razão, Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e misericordiosa imagem.
ASSIM SEJA